BLOG. NOTÍCIAS DA FAV

Fique por dentro de tudo que acontece na FAV e na área de Retail Design
Como a Arquitetura da sua Loja pode te fazer vender mais

Como a Arquitetura da sua Loja pode te fazer vender mais

O projeto de uma loja deve levar em consideração diversos fatores técnicos e estéticos para que o espaço possa funcionar de acordo com as necessidades do empreendimento, sem dúvidas. Mas o que de fato faz o consumidor se encantar e gastar mais na sua loja?

 

A arquitetura de uma loja impacta diretamente na satisfação do cliente quando esta é capaz de criar uma atmosfera que o envolva emocionalmente. Esta emoção é capaz de estimular compras por impulso e, logo, fazer a loja vender mais.

O autor dinamarquês Martin Lindstrom, conhecido pelo seu best seller A lógica do consumo, diz que pelo menos 85% das nossas ações são controladas pela zona inconsciente do cérebro, ou seja, muitas vezes nem sabemos exatamente o porque de comprarmos algum produto, simplesmente compramos guiados pela emoção.

Victor Gruen, um arquiteto austríaco conhecido por ser pioneiro no design de shoppings nos Estados Unidos passou sua infância passeando por cafés e praças públicas na Austria. Quando se mudou para a América, buscou reproduzir aquela mesma atmosfera da qual se lembrava nos espaços que projetava. Através da sua arquitetura, Victor notou que quando as pessoas entravam nas lojas e ficavam sobrecarregadas de sensações diferentes esqueciam até por que tinham entrado no local e acabavam considerando a loja como uma experiência para aproveitar. Isso provoca no consumidor um impulso de compras, pois acabam levando mais do que planejavam pelo simples fato de aproveitar e experimentar o momento e o espaço em que estão. Tudo isso se resume a um princípio psicológico conhecido como Efeito Gruen.

Se as emoções são responsáveis por conduzir o nosso comportamento ao tomarmos decisões de compra, nada melhor do que criar um espaço de loja capaz de sensibilizar e estimular o cliente. É através de elementos da arquitetura da loja que conseguimos criar diferentes sensações no consumidor: a iluminação do espaço e a paleta de cores podem deixar a loja mais aconchegante através de tons mais quentes de iluminação e materiais ou pode gerar uma atmosfera mais tranquila, através de luzes e materiais com tonalidades mais frias; os sons emitidos nos alto-falantes das lojas podem criar um sentimento de mais calma, prazer ou até mesmo nostalgia; aromas que remetam à lembranças do subconsciente do consumidor também geram sensações que podem levar o cliente a consumir mais. Muito além de serem bem resolvidas tecnicamente, as lojas devem ter um espaço único, personalizado, que mexa com os sentidos do consumidor sem nunca esquecer das suas necessidades e dos seus desejos.

Quer saber mais sobre o processo de implementação da lojas físicas?Fale com a FAV!

 

Texto Escrito por Letícia de Almeida*

 

Letícia é Arquiteta de Projetosno #teamfav

Vamos fazer 
o seu projeto?

Seja um lançamento ou expansão, sabemos exatamente o que você precisa

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar